PROJETO PEDAGÓGICO/SEMED - 2016

SÃO PEDRO DA ALDEIA
CONHECER PARA AMAR E CUIDAR: RUMO AOS 400 ANOS DA ALDEIA





          Foi realizada na terça-feira, dia primeiro de março, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa em São Pedro da Aldeia, uma reunião organizada pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED - com coordenadores e demais representantes da equipe pedagógica, com o objetivo de apresentar os novos componentes e o planejamento para 2016.

          O secretário de educação, Evaldo Bittencourt apresentou o projeto pedagógico “Conhecer para amar e cuidar: rumo aos 400 anos da Aldeia” a ser trabalhado nas unidades escolares em 2016, com o objetivo de já preparar as comunidades para o quarto centenário de São Pedro da Aldeia que será comemorado em 2017.

          Através do Resgate da memória rural aldeense, o Projeto Pedagógico ganha apoio para o Desfile, Cursos de Capacitação para os profissionais da Educação e Mostra de exposição e vídeos sobre o tema para escolas e comunidade, com a organização e pesquisa da professora pesquisadora Elizabeth Coutinho Franco.

Seguem abaixo fotos com pequenos históricos.


DESFILE DO ANIVERSÁRIO DE 399 ANOS DA CIDADE
16 de maio de 2016

          Após várias reuniões com as Unidades Escolares envolvidas, a Coordenadora das Escolas do Campo e da pesquisa Elizabeth Franco e a Coordenadora de Artes Rosângela, organizaram o tema com conteúdos a apresentarem durante o desfile, os quais pudessem mostrar ao público a trajetória histórica de São Pedro da Aldeia dentro dos 400 anos de fundação. 
          As Unidades Escolares puderam contar com o apoio do Blog Resgate da memória rural aldeense para suas pesquisas e ideias, onde se envolveram com o levantamento.



















CURSO DE CAPACITAÇÃO 8H: 
São Pedro da Aldeia, conhecer para amar e cuidar.

Local: Centro de Formação Prof. Ismênia Trindade dos Santos

          Observando e sentindo a necessidade do lançamento do Curso de Capacitação onde os profissionais da educação pudessem conhecer para amar, cuidar e pesquisar mais São Pedro da Aldeia, a Coordenação das Escolas do Campo e pesquisadora do Resgate da memória rural aldeense, juntamente com a Coordenadora dos Cursos de Capacitação com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, lançam o Curso de Capacitação com duração de dois dias, 4 h cada. Cinco turmas foram criadas para atender o público interessado. O curso foi ofertado a toda rede de ensino, incluindo a própria Secretaria Municipal de Educação.

Supervisores Pedagógicos Turma I


Docentes Turma II










Professora Pesquisadora Elizabeth Franco
















Docentes Turma III










]
Docentes Turma IV
















Supervisores Pedagógicos Turma I

  
Docentes Turma V








Docentes de história -  Palestra sobre as nossas Tribos Indígenas


Docentes de história -  Palestra sobre as nossas Tribos Indígenas




MOSTRA DE VÍDEOS E EXPOSIÇÃO
SÃO PEDRO DA ALDEIA
Conhecer para amar e cuidar: rumo aos 400 anos

Local: Cine Estação
Parceria: SEMED - Secretaria de Agricultura - ETRL/IPHAN

          Tendo em vista o projeto lançado esse ano pela Secretaria Municipal de Educação a todas as Unidades Escolares com o interesse de que pudessem se preparar para os 400 anos da cidade em seus Projetos Pedagógicos, a SEMED através da Coordenação Escolas do Campo (Elizabeth Franco) e Coordenação de Artes (Rosângela) propôs o projeto de mostra de vídeos e exposição, onde, através dos materiais elaborados para o desfile dentro do tema, aliado com textos informativos (folders), fotografias e materiais do século XIX, pudessem receber as Unidades Escolares da cidade e a própria comunidade através de um agendamento e visitações guiadas que duraram do dia 12 ao 29 de julho, onde no dia 9 ocorreu a abertura com lançamento de livro do escritor e filho do falecido chefe de Estação de trem, Sr Célio Pimentel. 
          Durante a mostra, Escolas Municipais, Particulares e Estaduais, grupos pedagógicos e visitantes puderam conhecer o projeto marcando presença, onde, uma escala de profissionais da Educação puderam estar presentes recebendo esses grupos para a visita guiada e mostra do filme A Conquista. Agradecimento às Coordenações da escala: História (Rosilene Wilemen Evangelista), Artes (Rosângela Guimarães Ribeiro e Crhistian Mello), DIPPIR (Karla Barreto de Souza) e a organizadora Coordenadora das Escolas do Campo (Elizabeth Franco).

Abertura 9 julho

Abertura 9 julho








Abertura 9 julho

Abertura 9 julho








Abertura 9 julho

Abertura 9 julho











Abertura 9 julho

Abertura 9 julho









Abertura 9 julho

Abertura 9 julho









Abertura 9 julho

Abertura 9 julho


ALGUMAS FOTOS DAS VISITAÇÕES DURANTE A MOSTRA

Centro Educacional Missão de São Pedro

Professores de história

PNAIC

Ciep Cordelino Teixeira  Paulo Turma I

Mulheres em ação
Ciep Cordelino Teixeira Paulo Turma II

Escola Mun Quilombola D. Rosa Geralda da Silveira

Escola Mz Pequiá

Escola Chapeuzinho Vermelho Turma I

Escola Mun JD Primavera Turma I

Escola Chapeuzinho Vermelho Turma II

Escola Mun Antônio Vaz Turma I

Escola Mun Antônio Vaz Turma II

Escola Mun JD Primavera Turma II

Movimento Negro e DIPPIR

Presença do ETRL-IPHAN com a Escola Mun Jd Primavera no encerramento



FOLDER ENTREGUE DURANTE AS VISITAÇÕES PARA CONTINUAÇÃO DO TRABALHO NAS UNIDADES ESCOLARES






2 comentários:

  1. Parabéns professora Elizabeth, belíssimo trabalho. Acho, inclusive que deveria ser obrigatório para todo docente que trabalha na cidade, pelo conhecimento da região e história da cultura regional. Seu trabalho de pesquisa é realmente rico e interdisciplinar. Será, inclusive, ótimo referencial para minhas aulas de História. Grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vitor, fico feliz que tenha gostado. Faça bom uso e explore bastante o material! O que precisar e puder ajudar, conta comigo.

      Excluir